A origem dos dj do movimento hiphop

A origem dos DJ’s é meio confusa, não há como precisar quem foi o 1º DJ, mas o que se sabe é que no final da década de 60 na Jamaica era muito popular as festas em praças públicas onde havia sempre multidões dançando ao som do Reggae, comandados por um cara tocando vinis compactos em dois toca-discos ligados em vários amplificadores e em várias caixas acústicas... Foi quando no começo dos anos 70, foi até Nova York o DJ jamaicano Kool Herc tocar em algumas festas públicas no Bronx, bairro barra pesada dominado pelas gangues e embalados pelo Funk, e numa dessas festas do Kool Herc estava Afrika Bambaataa, o líder de uma das gangues de lá e surgiu a idéia de fazer essas festas com dois toca-discos, mas rolando Funk do bom.
No final dos anos 70, já havia se tornado popular o termo “DJ”, e na seqüência o Rap tava nascendo e crescendo... Mas até então DJ era um cara que apenas tocava música nos bailes e nada mais; foi quando saiu o disco de Malcolm McLaren com alguns ruídos feitos soltando e voltando o vinil na pick-up e ganhou o nome de “scratch”.
No começo dos anos 80, o DJ Grandmaster Flash inventa o Back-To-Back (movimento em o DJ repete rítmica e seqüencialmente o mesmo trecho de uma música usando 2 vinis iguais nas pick-ups), a princípio pros MC’s fazerem seus freestyles sem ter que parar pro DJ voltar o som que não tivesse uma versão instrumental. Daí em diante DJ’s do mundo inteiro passou a inventar performances e acrobacias em cima das pick-ups.